Chiquinho Conde, atual selecionador de Moçambique, elogiou as últimas prestações de Geny Catamo. Em declarações ao jornal ‘A Bola’, o ex-leão que jogou com Luís Figo e Oceano, em 1994/95, diz que o ala moçambicano tem uma grande margem de progressão.
“Tem trabalho imenso, a estrutura do Sporting tem sido responsável, aliado ao talento do atleta, pelo crescimento dele. É um jogador evoluído, mas com grande margem de progressão”, começou por assinalar Chiquinho, ex Sporting.
“No sistema 3x4x3, o treinador tem estado a colocá-lo na direita ou na esquerda, como lateral ou médio, e isso dá-lhe uma outra condição de aprendizagem tática”, considerou Chiquinho Conde, que fez 31 jogos de Leão ao peito.
“A posição onde o Sporting pode tirar mais partido dele é, sem dúvida, nas três posições do ataque, mas a concorrência é muito feroz [risos]. No jogo interior é muito forte no um para um e gosta de ter a bola, tem tiques de jogador de rua”, defende o antigo jogador dos leões.
“A gestão que o Rúben Amorim está a fazer é de uma inteligência fantástica. Já joguei no Sporting e sei bem a pressão que há. O Geny já foi titular e não teve o mesmo rendimento. Digo-lhe para não querer acelerar o processo, nem embandeirar em arco, para aproveitar os minutos que lhe são dadoo”; concluiu.