O Sporting dorme no ponto e deixa craque ir ao FC Porto. O Hélder Duarte, treinador que no passado fim-de-semana se sagrou campeão nacional em Moçambique sob o comando do Ferroviário da Beira, foi um dos primeiros treinadores a destacar Geny Catamo, que esta temporada tem conseguido afirmar-se na equipa liderada por Rúben Amorim.
Sporting dorme no ponto e Geny Catamo podera ir ao FC Porto
O caso remonta a 2016, durante uma missão de caça-talentos no Porto, na qual participou juntamente com Vítor Moreira, actual treinador do Porto B, Inácio Soares, treinador principal dos Black Bulls, em Maputo e Guilherme Vasconcelos, adjunto treinador da selecção nacional de Moçambique.
Nessa altura, foram identificados três jogadores de futebol para se deslocarem ao Olival, em Vila Nova de Gaia. Além de Geny Catamo, foram citados Abel Jochua e Fernando Chamboco. Porém, nenhum deles vestiu a camisa azul e branca.
Os dois primeiros vieram para Portugal representar o Amor, mas seguiram caminhos diferentes. Catamo assinou pelo Sporting, enquanto Jochua reforçou a equipa sub-23 do V. Guimarães. Atualmente joga pelo Salgueiros no Campeonato Português. Chamboco foi à Pérola do Atlântico representar a União da Madeira.