Sebastián Coates, central do Sporting, recebeu, no passado mercado de transferências de verão, três propostas milionárias de emblemas da Arábia Saudita – Al Hilal, Al-Nassr de Cristiano Ronaldo e Al Itthiad. O capitão verde e branco negou então a tripla oferta mantendo-se de corpo e alma no Clube de Alvalade.
Para além de se manter fiel ao projeto dos leões, também a estabilidade familiar que o central construiu em Portugal foi um dos aspetos que pesou ao camisola 4 em manter-se no Sporting. Ao serviço dos leões desde 2016, Coates encontra-se prestes a atingir a marca histórica de ser o jogador estrangeiro com mais jogos de verde e branco (vai ultrapassar Polga, com 342).
O uruguaio deve renovar em breve com o Sporting, isto porque, o seu contrato cessa no final da presente temporada e Rúben Amorim, treinador dos leões, considera que o capitão é uma peça fundamental dentro e fora de campo. Seba tem feito um início de época bastante positivo.
Esta época, Sebastián Coates – avaliado em 5 milhões de euros – continua a ser peça importante para Rúben Amorim, registando 16 encontros (1.192 minutos), nos quais apontou um golo (diante do Raków, fora, para a Liga Europa) e fez uma assistência.
Desde que chegou aos leões em 2016, oriundo do Sunderland, Coates contabiliza 341 encontros, 32 finalizações certeiras, dez passes para golo e sete títulos conquistados, entre os quais um Campeonato Nacional (2020/21) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22).