O Sporting venceu, na passada segunda-feira, o Boavista para a nona jornada da Liga Betclic Portugal. Assim, o Clube de Alvalade somou a oitava vitória em nove jogos, tendo empatado apenas diante do Braga, na quarta ronda da competição nacional. Com um registo bastante positivo, o Sporting de Rúben Amorim iguala os números de 1994/95.
Em 1994/95, os verdes e brancos tinham como líder Carlos Queiroz onde em nove jogos, os leões conquistaram oito vitórias e um empate em nove jogos. Ainda assim, o Sporting falou o objetivo da conquista do campeonato e apesar de só terem sofrido duas derrotas, o número de igualdades somadas (nove) fez complicar as contas ao leão. Recorde-se que a época em questão foi a última, da história do futebol, em que as vitórias valiam dois pontos.
O bom ou mau começo da época em nada influencia no desfecho e a história bem nos pode contar isso. Em 1990/00, ano em que o Sporting se sagrou campeão, nos nove primeiros jogos juntou ‘apenas’ 15 pontos e vivia um período de instabilidade, fruto da troca do treinador – Giuseppe Materazzi saiu para dar lugar Augusto Inácio. Já dois anos mais tarde, em 2001/02, Laszlo Boloni, ao nono jogo já somava duas derrotas, e apenas 14 pontos.
Em 2020/21, no ano em que os leões se sagraram campeões com Rúben Amorim, os números assemelham-se, e muito, ao que atualmente nos deparamos: foram sete vitórias e dois empates (Porto e Famalicão) e os verdes e brancos tinham conquistado 23 pontos.
O Sporting é líder isolado mas isso não significa que tem tido vida fácil na atual campanha da Liga Betclic Portugal. A vitória no Bessa foi apenas a terceira desta temporada em que o Clube de Alvalade venceu por uma diferença superior a um golo (derrotou o Rio Ave por 2-0 e o Moreirense por 3-0). Todas as outras, foram por margem mínima.
Os leões podem entrar em campo no Estádio da Luz, diante do Benfica, com o estatuto de liderança isolada, caso ganhem ou empatem frente ao Estrela da Amadora, na décima jornada da Liga Portuguesa. Em caso de vitória no reduto encarnado, os leões podem colocar o ‘pé no acelerador’ na corrida pelo título e protagonizarem a sua fugida aos rivais diretos – Benfica e Porto.