Momento de forma de jogador do Clube de Alvalade levanta questões nos adeptos, que pedem mudanças
Luís Martins, antigo treinador da equipa B do Sporting, crê que Antonio Adán deve continuar a ser titular da turma de Rúben Amorim. Em declarações exclusivas ao Leonino, o técnico garante “haver diferença” entre o ‘camisola 1’ e Franco Israel.
Questionado sobre as prestações recentes de Israel, que tem sido opção de Amorim, Luís Martins expressa uma opinião positiva: “Franco Israel cumpriu com as tarefas que tinha de cumprir e teve boas prestações. Não tenho nada, digamos assim, a apontar. Ninguém tem nada a apontar nesses dois jogos. Agora são jogos de dificuldade relativa, não é!?”
Contudo, quando confrontado com a possível continuidade de Israel como opção principal, Luís Martins, que também treinador adjunto do Tottenham em 2012/13 e metade de 2013/14, permanece cauteloso, indicando a incerteza que envolve a situação do guarda-redes titular espanhol, António Adán:
“Sinceramente não sei. Já percebi que há aí alguma questão com o guarda-redes espanhol. Mas penso que entre o Adán e o Franco Israel ainda há alguma diferença. E, portanto, só mesmo quem trabalha com os jogadores é que tem a perceção da utilidade da mudança numa posição tão difícil como é o guarda-redes ou na manutenção. Porque os guarda-redes vivem muito à base da confiança e das rotinas de jogo”.
Ao abordar a possibilidade de uma mudança de guardião devido ao declínio de Adán, o técnico destaca a confiança no talento duradouro do habitual titular: “Penso que as opções para o guarda-redes que tem sido o habitual suplente faz parte de uma normal estratégia dos treinadores no sentido de terem sempre o guarda-redes pronto a substituir o titular”.
Por fim, deixa rasgados elogios ao ‘camisola 1’: ”O António Adán é um excelente guarda-redes e na nesta posição, não é uma questão de idade, nem é uma questão de declínio. Há jogadores como o Buffon e como outros tantos guarda-redes que jogam até muito mais tarde do que a idade que o António Adán tem”.
Luís Martins comandou o Sporting B nas épocas de 2016/17 e 2017/2018, tendo protagonizado um total de 52 jogos, dos quais apenas 19 foram vitórias. Posteriormente ocupou o cargo de coordenador técnico dos sub-19 e sun-23 dos leões até ao ano de 2019I.