Dragões ganham tranquilamente e remetem o Benfica para o terceiro lugar do campeonato
O FC Porto derrotou o Casa Pia por 3-1 no Estádio do Dragão, na 13.ª jornada da Liga Portugal, e igualou o Sporting com 31 pontos na liderança do campeonato.
A primeira parte começou com um FC Porto acutilante, quase a desbloquear o marcador nos primeiros instantes da partida, com remates de Eustáquio e Alan Varela. Os dragões foram monopolizando a posse de bola e inauguraram o marcador aos 12 minutos: Zé Pedro isolou Eustáquio com um grande passe, e o luso-canadiano assistiu Evanilson para o quarto golo do avançado no campeonato.
O Casa Pia foi tentando reagir a espaços, procurando o contra-ataque rápido, mas o FC Porto raramente permitiu que a equipa de Lisboa chegasse ao último terço. No entanto, à passagem do minuto 30, Clayton isolou-se no meio-campo adversário e foi travado por Pepe: a equipa visitante pediu falta, mas o árbitro nada assinalou. Os dragões ainda ameaçaram a baliza de Ricardo Batista mais um par de vezes, mas o Casa Pia esteve quase a surpreender a equipa da casa: já nos descontos da primeira parte, Pepe desvia um cruzamento de Yuki Soma e, na sequência do corte, Diogo Costa foi chamado a fazer uma defesa apertada.
Não obstante, a equipa de Lisboa acabou a primeira parte sem qualquer remate efetuado.
A segunda parte começou praticamente com o FC Porto a marcar, com Zé Pedro a balançar as redes de cabeça, após canto batido por João Mendes: golo made in Porto B! O Casa Pia também entrou mais atrevido que na primeira parte e tentou ameaçar a baliza de Diogo Costa, com Clayton a ter a melhor oportunidade para os gansos aos 66 minutos, mas a bola embateu no poste direito da baliza dos dragões. O FC Porto, no entanto, nunca deixou os visitantes ameaçarem verdadeiramente a sua baliza, e aos 81 voltou a aumentar a vantagem: após remate forte de Taremi e defesa apertada de Ricardo Batista, a bola sobra para Eustáquio, que assiste para o golo de Pepe, que só teve de encostar.
Com os três pontos no bolso, os dragões ainda sofreram um golo ao cair do pano: Jorgie Sánchez fez penálti, e Fernando Andrade não perdoou da marca de grande penalidade, fazendo o golo de honra para o Casa Pia.
Com este resultado, o FC Porto iguala o Sporting na liderança do campeonato com 31 pontos, mais um que Benfica e mais dois que SC Braga. Já o Casa Pia mantém-se na 11.ª posição, com uma vantagem de apenas três pontos em relação às equipas abaixo da linha de água.