Sueco igualmente decisivo na Liga Europa e Allianz Cup.
“Foi uma aquisição extraodinária”, reconhece João Luís a Record, o antigo avançado do Sporting ao ser confrontado com o número de pontos que Gyökeres já assegurou ao Sporting: 10 em 12 jornadas! Ultrapassado o primeiro terço da Liga, os leões são líderes isolados, e na base deste sucesso está o reforço que Hugo Viana e Rúben Amorim conseguiram descobrir no segundo escalão do futebol inglês. Frente ao Gil Vicente voltou a bisar após já o ter feito igualmente diante de Vizela (1ª jornada) e Farense (7ª jornada), garantindo assim a conquista de mais três pontos que permitiram ao clube de Alvalade voltar a cavar uma vantagem de dois pontos em relação ao rival mais próximo na tabela classificativa, o Benfica (31-29).
O quadro acima apresentado resume a forma como o internacional sueco tem sido fundamental no arranque da temporada do Sporting e, muito provavelmente, leva a acreditar que dificilmente os leões estariam na liderança sem ele. A estes 10 pontos conquistados diretamente através de golos ainda poderiam ser adicionados mais dois pois, no triunfo frente ao Estrela da Amadora por 3-2, na 10.ª ronda, é responsável por duas assistências.
Não é só no campeonato que o nórdico tem mostrado o seu potencial pois, na Liga Europa, assegurou também dois pontos que permitem ao Sporting entrar na última ronda com o segundo lugar garantido, uma posição que dá acesso ao playoff da prova. O atacante marcou o golo do empate na Áustria, frente ao Sturm Graz, possibilitando a Diomande assinar o golo da vitória nos minutos finais. Na Allianz Cup fez o seu primeiro hat-trick de leão ao peito, uma prestação que permitiu à equipa de Rúben Amorim vencer por 4-2 e deixar praticamente o clube de Alvalade na fase final, bastará para isso evitar uma derrota com o Tondela, no último jogo agendado para 23 de dezembro.
Margem para crescer
Os números de Gyökeres são assinaláveis e, voltando à análise de João Luís com que iniciámos a peça, ainda podem melhorar. “Nem sempre gosto de medir o rendimento de um avançado só pelo número de golos pois por vezes os penáltis distorcem a realidade, mas não há dúvidas que o Gyökeres tem sido um jogador muito importante no Sporting”, afirma o ex-avançado leonino que ainda vê margem de progressão para o sueco: “Dá-me ideia que nem sempre o estilo de jogo do Sporting o potencia pois muitos dos golos é ele quem os constrói.
O Gyökeres tem sido utilizado para segurar a bola e para esticar o jogo, e eu acredito que se a equipa jogasse mais para ele os números seriam superiores… No jogo com o Gil Vicente só o 3-1 foi feito nestas condições com um cruzamento rasteiro para finalizar já na pequena área”.
O antigo jogador leonino admite que o sistema de jogo de Rúben Amorim leve o camisola 9 a “atacar o espaço e muitas vezes assistir”, mas acredita que dadas as qualidades do jogador é possível fazer mais. “É um jogador que vai para cima deles e depois também é altruista”, acrescenta deixando em aberto se no jogo de cabeça também pode haver alguma evolução: “É injusto dizer que é um ponto fraco pois o jogo do Sporting não privilegia os cruzamentos para a área. Por norma os avançados jogam na área com os ‘pés trocados’, ou seja um destro joga à esquerda e um canhoto à direita para facilitar o remate.
Quando o Sporting às vezes usa o Coates na área é em situações de recurso, e posso dizer que como avançado não queria ser servido daquela forma. Por vezes o Coates faz o golo dadas as suas características e porte físico, mas não é a forma como o Sporting joga, e também não é a melhor maneira de servir o ponta-de-lança”.
No final do jogo com o Gil Vicente, Rúben Amorim reconheceu que o avançado tem influência “muito grande”, e até admitiu que a cláusula de 100 M€ pode vir a revelar-se insuficiente para segurá-lo em Portugal, uma opinião partilhada por João Luís. “Será difícil mas, a acontecer, creio que só acontecerá no final da época, até pela mentalidade nórdica. Os latinos por norma são mais impulsivos na gestão da carreira. De qualquer forma acredito que já esteja a ser cobiçado, e é provável que no final da época venha a sair”, lamenta.