O ex-deputado começou a falar e a repudiar comportamento de alguns jogadores diretamente para jogadores específicos, citando sua percepção em relação a falta de qualidade.
Falta de qualidade esta, referindo a alguns sectores, dos nomes mencionados como Paulinho, Esgaio e Pote não escaparam à avaliação negativa de Amaral.
Amaral, não poupou na critica em relação ao desempenho recente ou actual da equipa.
Hélder Amaral, foi claro ao se expressar e não hesitou ao deixar claro a sua desilusão em relação aos vários elementos da equipa Alvalade. Bem como em relação ao Rúben Amorim, treinador dos leões.
Mas também, apesar de todos esses comentários, Pedro Gonçalo foi alvo de comentários incisivos, com Amaral a afirmar que o jogador, outrora endeusado, parece agora uma sombra do que já foi.
Como se não bastasse acrescentou Amaral dizendo: ” existe vários outros jogadores sem qualidade nenhuma no plantel do Sporting, que não são bons. Mas, Pedro Gonçalves está diferente para pior. Foi endeusado na primeira época e agora parece uma sombra”.
Amaral, ao fazer essa critica, baseou-se na percepção de que Amorim parece “acomodado” em Alvalade, o que se reflectiu na falta de “rasgo, ambição e lucidez” durante o último confronto com o Benfica.
Logo, “Acho que ele podia e devia ter saído na época em que foi campeão. Amorim é um treinador jovem, com potencial, mas que começa a ficar acomodado”. Disse Amaral.