João Matos foi determinante no triunfo da Seleção portuguesa de futsal e fez um dos golos que garantiram o apuramento para o Campeonato do Mundo, ao derrotar, em casa. a Finlândia, por 5-0, na quinta e penúltima jornada do Grupo E da Ronda de Elite.
Pany Varela (4’), Tiago Brito (11’), Bruno Coelho (14’), João Matos (31’) e Pauleta (37’) fizeram os remates certeiros que valeram o triunfo. Tomás Paçó e Hugo Neves foram os outros jogadores do Sporting presentes na equipa das quins. Erick Mendonça (ex-leão) também foi a jogo.
No final do encontro, o capitão dos leões, João Matos, destacou o feito: “É muito saboroso ter cumprido o objetivo [da qualificação]. Mais do que pensarmos no que poderá vir para a frente é pensarmos no que de bom fizemos. Até ao momento, foi de forma exemplar que nos apresentámos e competimos, demonstrando o nosso espírito, a nossa vontade, o nosso querer e ambição”.
Recorde-se que, com este triunfo, Portugal passa a somar 15 pontos em cinco encontros no grupo E, estando isolado no primeiro lugar. A Finlândia é segunda, com nove pontos, a Arménia terceira, com três pontos, e a Geórgia última, também com três pontos.
Portugal fecha esta fase de qualificação com a deslocação ao reduto da Geórgia.
O jogo está agendado para a próxima quarta-feira, 20 de dezembro, às 14h00, numa partida que serve apenas para cumprir calendário, dado que o objetivo principal está alcançado.