Garantia avançada a A BOLA pelo empresário do lateral; espanhol já falhou oito jogos devido a lesão e é apenas o 20.º mais utilizado do plantel
Juan Bernat deseja manter-se na Luz até pelo menos o final da época. A garantia, avançada a A BOLA, saiu da boca do empresário do jogador espanhol. «Bernat está muito a gosto no Benfica, é falso que queira sair», disse Vicente Fores Cornejo.
«Ele apenas se tem debatido com alguns problemas físicos, mas sente-se bem no clube e no grupo e assim deseja continuar», acrescentou o agente.
O esclarecimento surge na sequência de uma notícia publicada pelo zerozero, na qual se lê que o esquerdino equaciona a saída em janeiro porque se sente infeliz e desmotivado por causa dos constantes problemas físicos que o têm impedido de jogar.
Ainda segundo aquela publicação, que cita fonte próxima do futebolista, Bernat sente-se deslocado do seu meio ambiente e estará a pensar mudar de ares, ainda que isso tenha de passar necessariamente pelo PSG, clube que detém o passe dele e que o cedeu, por uma época, ao Benfica.
Ainda de acordo o que A BOLA apurou, o valenciano nada comunicou aos parisienses nesse sentido e apenas fez saber, tal como já informou a pessoas dos círculos próximos, do quão desgastado está consigo próprio devido às constantes lesões musculares, cada uma de pouca extensão, mas repetidas no tempo e que o têm afastado dos relvados.
Juan Bernat é apenas o 20.º jogador mais utilizado do plantel, com 246 minutos distribuídos por seis jogos em todas as provas (dois na Liga, dois na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga), o que dá uma média de 41 minutos por partida.
Internacional por Espanha em 11 ocasiões (percurso iniciado em 2014), o lateral já falhou oito encontros do Benfica (em 23 possíveis) devido a problemas físicos, num total de 41 dias de indisponibilidade.
E quando se trata de lesões musculares, além do tempo oficial de paragem deve acrescentar-se o período para readquirir ritmo e confiança — o aspeto mental ganha aqui importância acrescida e a avaliar pelas informações recolhidas por A BOLA, este é, efetivamente, uma matéria sensível e que urge resolver o quanto antes para recuperar animicamente o atleta.
Solução para as dúvidas
Bernat chegou ao Benfica a 1 de setembro, no último dia do mercado de verão. Veio cedido do Paris Saint-Germain, clube com o qual tem contrato até 2025, por uma época, sem opção de compra. As águias responsabilizaram-se por pagar a maior parte do ordenado, avançando com €4 milhões dos 5,5 milhões de euros brutos que aufere.
Foi uma solução encontrada para concorrer com Jurásek (e após a saída de Grimaldo, no início do defeso), que nesse momento, já depois de realizada a pré-época, criava muitas dúvidas sobre o valor que acrescentaria para o imediato. Ao final de quase quatro meses, as dúvidas duplicaram.