Ousmane Diomande teve uma ascensão meteórica desde que chegou ao Sporting, em janeiro de 2023. O defesa central de 20 anos tornou-se numa das peças chaves de Rúben Amorim no eixo defensivo e é o eleito da Redação Leonino para o Prémio Revelação.
Após a desconfiança numa transferência por números expressivos – 7,5 milhões de euros pelo defesa que se encontrava cedido ao Mafra pelos dinamarqueses do Midtjylland – o ‘camisola 26’ dos leões atingiu o estatuto de titular, apesar da tenra idade, e assinou exibições de alto nível que o colocam como um dos jovens centrais mais promissores do futebol europeu.
Quando chegou a Alvalade, na janela de inverno de 2022/23, o atleta estava avaliado em cerca de 400 mil euros e pegou de estaca no onze inicial de Rúben Amorim. Um ano volvido, o defesa tem agora um valor de mercado de cerca de 40 milhões de euros, ou seja, uma valorização 100 vezes superior.
Os excelentes indicadores apresentados pelo jovem prodígio levam a que os administradores da SAD do Sporting queiram premiar o jogador com um aumento salarial e subir o central para um patamar superior, de forma a ‘amarrá-lo’ a Alvalade por mais tempo. Em 2023, foi precisamente distinguido com o Prémio Stromp na categoria Revelação.
O assédio sobre o jovem costa-marfinense intensifica-se de dia para dia.
No total, o central leva 21 encontros (1.755 minutos), dois golos e uma assistência. Ao todo, com a Listada verde e branca, Ousmane Diomande contabiliza 38 encontros e três finalizações certeiras, sendo peça chave de Rúben Amorim.