Rui Jorge, selecionador nacional de sub-21, divulgou esta sexta-feira, dia 10 de novembro, os convocados para o jogo com a Grécia, de apuramento para o Europeu de 2025. Eduardo Quaresma e Mateus Fernandes (emprestado ao Estoril) foram os dois jogadores do Sporting chamados.
Avaliado em 4 milhões de euros, Eduardo Quaresma não tem sido opção regular para Rúben Amorim e soma apenas um jogo realizado em 2023/24. O defesa tem apenas 29 minutos de utilização na vitória dos leões em Alvalade sobre o Arouca (2-1).
Já Mateus Fernandes, desde que foi emprestado ao Estoril, já participou em 10 encontros – oito na Liga Portugal Betclic, um na Taça da Liga e um na Taça de Portugal –, contabilizando um total de 507 minutos. Ao serviço da seleção sub-21, o médio já fez o gosto ao pé numa ocasião.
A equipa das Quinas vai defrontar a formação helénica, em Tripoli, a 20 de novembro. Em Guimarães, em outubro, Portugal venceu o mesmo adversário por 2-0. A concentração da formação está agendada para a próxima segunda-feira, dia 13 de novembro, no Algarve, em Lagos.
Já na seleção principal, Roberto Martínez anunciou a mais recente lista de convocados para jogos internacionais que se aproximam e que têm em vista a classificação para o Europeu de 2024. Gonçalo Inácio foi o único dos leões selecionado.
Confira a lista de convocados:
Guarda-redes: Francisco Lemos (Atlético), João Carvalho (Braga) e Samuel Soares (Benfica);
Defesas: Eduardo Quaresma (Sporting, Leonardo Buta (Gil Vicente), Rafael Fernandes (Arouca), Rafael Rodrigues (Benfica), Renato Veiga (Basileia), Tomás Esteves (Pisa) e Tomás Araújo (Benfica);
Médios: Bernardo Folha (Porto), João Marques (Estoril Praia), Mateus Fernandes (Estoril Praia), Paulo Bernardo (Celtic) e Vasco Sousa (Porto);
Avançados: Carlos Borges (Ajax), Fábio Silva (Wolverhampton), Francisco Conceição (Porto), Henrique Araújo (Famalicão), Pedro Santos (Benfica), Rodrigo Gomes (Estoril Praia), Tiago Tomás (Wolfsburg) e Tiago Morais (Boavista).