Rafael Pontelo está de saída do Sporting, uma vez que não conta para Rúben Amorim. O central deverá ser emprestado, visto que a estrutura ainda acredita no seu potencial, e o Braga poderá ser o destino do brasileiro, num negócio que viria a abater os milhões de Paulinho.
De acordo com as informações reveladas pela ‘Fox Sports’ mexicana, o Clube de Alvalade não tem intenções de dar ao emblema minhoto – que tem direito a 30% – uma parte do valor do negócio do ‘camisola 20’ dos leões e, por isso, um dos planos da SAD leonina pode passar por ‘sacrificar’ um jogador dos seus quadros e enviá-lo para Braga. A página Bastidor Sporting – que divulga informações relacionadas com o universo verde e branco – revela que Rafael Pontelo pode ser o trunfo da Direção de Frederico Varandas.
O jogador estreou-se pela equipa principal a 9 de janeiro de 2024, na receção dos leões ao Tondela, em jogo a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal e em que a turma de Alvalade venceu por 4-0, com golos de Pote (bis) e Gyokeres (bis). O jovem de 21 anos começou de início e foi substituído ao intervalo.
Desde então, na equipa principal, Rafael Pontelo jogou apenas um minuto, na deslocação da turma de Amorim a Vizela, tendo entrado já bem perto do final da partida. Em fevereiro, o brasileiro foi utilizado no conjunto secundário do Sporting, diante do Pêro Pinheiro, realizando 83 minutos. Rafael Pontelo – avaliado em 700 mil euros – chegou ao Sporting em janeiro de 2024, oriundo do Leixões, num negócio que levou Frederico Varandas a investir cerca de 700 mil euros no jogador que era seguido de muito perto Benfica. O defesa-central assinou contrato até 2028 e tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.