O Sporting acolheu a segunda sessão do curso da FPF, destinado a 30 treinadores de futebol de crianças entre os cinco e os dez anos de idade, na Academia. Segundo José Guilherme, Diretor Técnico Nacional Adjunto na FPF: “Nesta faixa etária, queremos que as crianças tenham muito prazer na atividade e que se apaixonem pelo jogo. Por isso, as características dos treinos têm de ir muito nesse sentido: exercícios que possam encarar como jogos e brincadeiras”.
O curso, co-organizado pelo Sporting e outros clubes nacionais, visou transmitir ideias de desenvolvimento das habilidades motoras e estimular o gosto pelo futebol, de uma forma lúdica e educativa. Diogo Teixeira, coordenador técnico do Pólo EUL, sublinhou: “Sentimos que os miúdos são cada vez menos livres e temos de ter algum controlo nisso, porque senão qualquer dia eles não vão ter qualquer prazer pelo jogo”.
“Acima de tudo, temos de olhar para isto como um momento incrível para as crianças e para todos os treinadores presentes. Foi um dia de partilha, de passar uma mensagem, mas também recebemos muita informação e isso é de salutar e de agradecer à Federação por ter tido a coragem de incentivar os clubes a participar em algo tão grandioso”, rematou Diogo Teixeira.
Segundo o próprio, treinadores que lidam com crianças devem ser mais do que apenas instrutores de futebol: “Tem de ser especial, alguém que consegue chegar à criança, induzi-la ao crescimento e à aprendizagem e não só um treinador que apenas ensina”, enfatizou.
“A qualidade das questões, das intervenções e do trabalho apresentados e o feedback dos participantes foram muito bons. Alguns pensavam que nestas idades, no Sporting, já se trabalhava de uma forma mais formatada, mas repararam que não. Estamos extremamente satisfeitos com esta ação e com tudo o que aconteceu aqui hoje”, referiu o Diretor Técnico Nacional Adjunto na FPF, um dia depois da vitória da equipa A leonina frente ao Olivais e Moscavide.