O perfil está definido, assim como os valores da operação financeira, restando agora avançar para os alvos identificados há alguns meses. Não há dúvidas: o Sporting está firmemente no mercado com a intenção de contratar um médio para atacar todos os objetivos na segunda metade da época, a partir de janeiro, tal como o nosso jornal já tinha avançado em exclusivo, e o modelo é Pedro Gonçalves.
O ponto de partida é a chegada de reforços que não precisem de uma longa adaptação às ideias e ao modelo de jogo da equipa. Os nomes na lista de potenciais reforços permanecem em segredo, já que ainda não houve um avanço formal para negociações, mas existem muitas indicações do tipo de reforço que Rúben Amorim pretende para 2024.
Desde logo, destaca-se a necessidade de um jogador que não será apenas um acréscimo ao plantel. Em outras palavras, não será visto apenas como uma alternativa a Morita, que está fora das contas em janeiro devido à participação na Taça Asiática.
Rúben Amorim procura um jogador que possa verdadeiramente disputar a posição com Morita quando este regressar, aumentando assim a competitividade e gerindo a condição física do nipónico, que por vezes é obrigado a gerir o esforço. A intenção é canalizar todo o investimento num jogador com condições para ser uma aposta imediata.
Depois deste ponto prévio, surge o perfil e as características idealizadas. E aqui também existem muitas certezas, até mesmo um modelo de jogador desejado. Trata-se de um jogador de posição 8, forte na condução, eficaz na decisão, com boa chegada à área adversária e um alargado raio de ação nas zonas mais adiantadas. Em resumo, um jogador com semelhanças às de Pedro Gonçalves, uma das peças mais influentes no reinado de Rúben Amorim em Alvalade.
Desde a saída de Matheus Nunes, Rúben Amorim ficou órfão de uma peça de grande rendimento nesse setor, e as experiências após a saída do internacional português não foram bem-sucedidas.
O investimento nesse reforço tem sido adiado por outras necessidades mais prementes, mas agora o momento chegou.