Geny Catamo tem estado em evidência neste início de temporada, daí que o Sporting queira garantir a totalidade do seu passe. Segundo o jornal Record, o Amora exige três milhões de euros aos leões pelos restantes 75%.
Recorde-se que, em 2020, aquando da chegada do jogador aos verdes e brancos, ficou acordado entre as direções que o Sporting poderia adquirir os restantes 75% de forma faseada: 45% por 250 mil euros até dia 1 de agosto de 2021, mais 20% por 150 mil euros até 1 de agosto de 2022 e mais 10% por 200 mil euros até ao passado 1 de agosto. Contudo, os verdes e brancos não o fizeram.
O caso estava a cargo de Hugo Viana mas, agora, Frederico Varandas entrou em cena para tentar convencer o clube da Medideira a baixar as exigências. Rúben Amorim deu o aval para se avançar com a compra da totalidade do passe do ala moçambicano.
Depois de empréstimos ao Vitória de Guimarães e ao Marítimo – onde foi colocado na equipa B, que milita na quarta divisão -, que foram limitados devido a lesões, Amorim continuou a acompanhar o percurso de Geny Catamo.
Na presente época, Rúben Amorim tem contado com o jogador em todos os jogos, muitas vezes vindo do banco: a entrada do jovem no jogo com o Olivais e Moscavide, no intervalo, mudou o curso da partida. O extremo marcou o segundo golo e assistiu Daniel Bragança para o terceiro.