Youssef Chermiti, jovem avançado do Everton, recorreu às redes sociais nesta terça-feira, dia 21, utilizando as ‘stories’ do Instagram, para denunciar alegados insultos racistas proferidos por um jogador italiano durante o jogo entre as seleções sub-20 de Itália e Portugal, referente à Elite League desta categoria.
Já no fim do jogo, Chermiti – que deixou Alvalade rumo a Inglaterra por 12,5 milhões de euros, mais objetivos – revelou que foi vítima de insultos racistas no confronto, por parte de um adversário. A partida que culminou na derrota, 2-0, da turma das quinas.
“Muito triste com o que aconteceu hoje no jogo. Eu sei que nada acontecerá ao jogador que me chamou de macaco, mas quero apenas expressar a frustração que eu e os meus companheiros sentimos neste momento”, começou por dizer numa storie do Instagram.
“Os jogadores e adeptos continuam a dizer e fazer o que bem lhes apetece durante os jogos, e os árbitros não fazem nada em relação a isso! Não interessa a cor, tamanho ou nacionalidade, apenas queremos jogar futebol. Diz não ao racismo!”, acrescentou o ponta-de-lança após o término da partida.
Na última temporada, ainda ao serviço do Clube de Alvalade, Youssef Chermiti – avaliado em 3 milhões de euros – participou em 22 partidas pela equipa principal do Sporting, onde marcou três golos e fez duas assistências.